quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Estimulação Precoce

O desenvolvimento motor segue uma ordem cronológica evolutiva com etapas distintas
e previsíveis, caracterizadas por mudanças nas habilidades e nos padrões de movimento que ocorrem durante a vida.Estas mudanças ocorridas ao longo do desenvolvimento vêem sendo estudadas sob o enfoque de diversas teorias. Durante muitos anos, o desenvolvimento motor foi explicado pelo ponto de vista neuromaturacional, no qual as alterações no comportamento motor se deviam exclusivamente à maturação do sistema nervoso.
A teoria dos sistemas dinâmicos, mais aceita atualmente, apontou que o comportamento motor não é influenciado apenas pelo sistema nervoso, mas também por outros fatores, como os psicológicos e os ambientais. Segundo Tecklin (2002), é a interação destes fatores que promove o desenvolvimento das habilidades motoras.
O desenvolvimento neuropsicomotor da criança pode, no entanto, ser afetado negativamente por diversos fatores incidentes nos períodospré, peri e/ou pós-natais. Estes fatores aumentam a probabilidade da criança manifestar alterações na aquisição de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais. Além dos déficits neuromotores, os atrasos no desenvolvimento podem, também, resultar em limitações nas habilidades funcionais. As atividades funcionais incluem, por exemplo, atividades de auto-cuidado como alimentação e banho independentes, atividades de mobilidade
como levantar da cama e ir ao banheiro com independência, além de tarefas de função social
como ir à escola e interagir com outras crianças.
A estimulação precoce visa a possibilitar ao indivíduo desenvolver-se em todo o seu potencial.
Quanto mais imediata for a intervenção, preferencialmente antes dos 3 anos de idade, maiores as chances de prevenir e/ou minimizar a instalação de padrões posturais e movimentos anormais.
A intervenção precoce baseia-se em exercícios que visam ao desenvolvimento da criança
de acordo com a fase em que ela se encontra.
Assim, implementa-se um conjunto de atividades destinadas a proporcionar à criança, nos primeiros
anos de vida, o alcance do pleno desenvolvimento.

Hallal CZ, Marques NR, Braccialli LMP. Aquisição de Habilidades Funcionais na Área de Mobilidade em Crianças Atendidas em um Programa de Estimulação Precoce. Rev Bras Crescimentodesenvol Hum. 2008; 18(1): 27-34.

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